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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alimentação Equilibrada

A alimentação em geral está a tornar-se um tema importante e em foco, especialmente nos países mais desenvolvidos.
Ao longo do século XX, os alimentos passaram a sofrer processamentos e transformações que tornam alguns já bem distantes do produto original e a utilização de aditivos, corantes e conservantes artificiais tornou-se comum na indústria alimentar.

No que diz respeito à alimentação das crianças, os adultos têm uma grande responsabilidade na educação alimentar, conscientes de que não é fácil educar o paladar das crianças actuais ou fazer com que apreciem alimentos, eventualmente menos "saborosos" (ou seja, regra geral, menos açucarados) do que os mais queridos entre crianças e jovens.
Mas há algumas tácticas, umas que exigem mais trabalho do que outras, que podem ser aplicadas para tentar condicionar os hábitos alimentares dos mais jovens.

Eis então algumas estratégias:
Só se come quando se tem fome
Não se deve forçar a ingestão de comida. Aprenda a respeitar o verdadeiro apetite de cada criança (e o seu). Cuidado com os exageros para mais (como sucede frequentemente em datas festivas) ou para menos.Nada de "restinhos" ou "comida escondida" no prato
Sirva porções mais pequenas. Se a fome persistir, repita pequenas quantidades. É uma maneira fácil de deixar o prato limpo.Aposte na diversidade
Aposte em variar sabores, experimentar comidas novas e diferentes formas de confecção. Em pequenas porções (não entre logo "a matar").
A palavra-chave é variedade e não quantidade.
Aprender a gostar
Observe os seus mais pequenos a comer. Frequentemente, perante uma comida que os colegas também comam e em casa não apreciem, na escola as crianças podem reagir de forma diferente e, pouco a pouco, ir aprendendo a saborear novos alimentos.
Abaixo as bolhinhas
As bebidas gaseificadas têm grandes quantidades de açúcar, estando o sabor doce disfarçado pelo gás aí dissolvido. Elas possuem um baixo valor alimentar e uma elevada contagem de calorias. Prefira sumos naturais ou... água. Determine o consumo dessas bebidas apenas em situações pontuais, por exemplo, numa festa de fim de ano na escola.
Uma sobremesa não é uma refeição
Uma guloseima, às vezes, não faz mal. Contudo, acabe com o hábito de consumi-las antes das refeições ou quando se tem fome. Não use doces como "recompensas" para as crianças nem como subornos para acabar com uma birra.Dar o exemplo
As crianças imitam os adultos. Não é justo que exija o que não consegue fazer.Comer é uma "experiência social"
A origem do verbo "comer" significa "estar com" (do Latim cum essere). Esteja com os outros enquanto come. Não esteja com a televisão. Converse, ria. Não faça do acto de comer o centro da refeição.
E se os mais pequenos comem devagar, ou pouco, lembre-se de que essa pode ser a sua estratégia para chamar a atenção. Não deixe que a estratégia seja bem sucedida.

 

Bibliografia
http://www.junior.te.pt [acedido em 7 de Janeiro de 2011]

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